A seleção brasileira feminina de vôlei começará a caminhada nos Jogos Olímpicos do Rio neste sábado (06.08). A equipe comandada pelo treinador José Roberto Guimarães jogará contra Camarões, às 15h, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). Na sequência, o time verde e amarelo, cabeça de chave do grupo A, duelará com Argentina, Japão, Coréia do Sul e Rússia. No grupo B estão Estados Unidos, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico. As brasileiras lutarão pelo tricampeonato olímpico.

A seleção brasileira feminina de vôlei tem dois títulos olímpicos (Pequim/2008 e Londres/2012) e duas medalhas de bronze (Atlanta/1996 e Sydney/00).

O treinador José Roberto Guimarães comentou sobre a expectativa para a estreia das brasileiras na competição.

“O importante é mostrar o que nós temos treinado e respeitar o adversário como se fosse uma final. Todas as partidas aqui têm que ser encaradas desta maneira e com seriedade. O fundamental é jogarmos bem. Esse grupo tem treinado com muita dedicação. Elas sabem que nosso time precisa de volume de jogo e isso é a nossa força”, disse José Roberto Guimarães.

A ponteira Gabi, que disputa os Jogos Olímpicos pela primeira vez, falou sobre a realização de um dos sonhos da sua carreira.

“A expectativa para a estreia é a melhor possível. Sou apaixonada por esportes e poder viver esse momento é uma grande realização. Treinamos muito e chegamos muito motivadas para esses Jogos Olímpicos. O grupo está bem e amanhã vamos iniciar a nossa caminhada em busca de um grande resultado”, afirmou Gabi.

Desfalque

A central Thaísa não participará da estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio. A bicampeã olímpica sentiu um desconforto na panturrilha esquerda e será poupada pela comissão técnica da partida contra Camarões neste sábado. O médico da seleção feminina, Júlio Nardelli, comentou sobre a situação da jogadora.

“A Thaísa teve um estiramento leve na panturrilha esquerda. A lesão foi pequena e ela está melhorando dia a dia e a nosso expectativa é que dentro de poucos dias ela já esteja 100%”, afirmou Júlio Nardelli.

Partidas do Brasil na fase classificatória dos Jogos Olímpicos do Rio

06.08 - Brasil x Camarões às 15h
08.08 - Brasil x Argentina às 22h35
10.08 - Brasil x Japão às 22h35
12.08 - Brasil x Coreia do Sul às 22h35
14.08 - Brasil x Rússia às 22h35

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro