Depois de vitórias sobre Camarões e Argentina, a seleção brasileira feminina de vôlei terá o terceiro desafio nos Jogos Olímpicos do Rio nesta quarta-feira (10.08). A equipe do treinador José Roberto Guimarães duelará com o Japão, às 22h35, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
 
O grupo A é formado por Brasil, Argentina, Camarões, Japão, Coréia do Sul e Rússia. No grupo B estão Estados Unidos, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico. Adversário do Brasil nesta quarta-feira, o Japão foi superado pela Coréia do Sul na estreia por 3 sets a 1 e venceu Camarões no segundo confronto por 3 sets a 0.

O Brasil lidera o grupo A com duas vitórias e seis pontos. A Rússia está em segundo lugar, com a mesma campanha das brasileiras, mas com um pior saldo de pontos. O Japão está terceiro, com três pontos (um resultado positivo e um negativo). No grupo B, a Sérvia lidera com seis pontos e duas vitórias.

Brasil e Japão duelaram pela última vez na primeira semana do Grand Prix deste ano no Rio de Janeiro. Na ocasião, as brasileiras levaram a melhor e venceram por 3 sets a 0.

O treinador José Roberto Guimarães chamou a atenção para velocidade das japonesas e pediu atenção especial das brasileiras com o contra-ataque.

“A paciência é fundamental para o jogo contra o Japão, principalmente para não desperdiçarmos os contra-ataques. Esse jogo vai exigir muito do nosso time e isso é bom para sabermos como estamos e onde podemos melhorar. Esse jogo vai ser importante para nos preparamos para os próximos confrontos. Estou confiante que vamos fazer uma boa partida”, disse José Roberto Guimarães.
 
A ponteira Gabi comentou sobre a expectativa para o duelo contra as japonesas.

“É sempre difícil enfrentar o Japão. Elas defendem muito e têm volume de jogo. Não podemos perder a paciência e temos que nos manter focadas na nossa estratégia de jogo”, afirmou Gabi.

A seleção brasileira feminina de vôlei tem dois títulos olímpicos (Pequim/2008 e Londres/2012) e duas medalhas de bronze (Atlanta/1996 e Sydney/00).

Partidas do Brasil na fase classificatória dos Jogos Olímpicos do Rio

06.08 - Brasil 3 x 0 Camarões (25/14, 25/21 e 25/13)
08.08 – Brasil 3 x 0 Argentina (25/16, 25/19 e 25/11)
10.08 - Brasil x Japão às 22h35
12.08 - Brasil x Coreia do Sul às 22h35
14.08 - Brasil x Rússia às 22h35

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro