No Rio de Janeiro (RJ) – 09.08.2016

Larissa e Talita estão classificadas às oitavas de final do torneio feminino do vôlei de praia, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A dupla brasileira venceu na tarde desta terça-feira as norte-americanas Fendrick e Sweat por 2 sets a 0 (21/16, 21/13), em 39 minutos, e chegaram à segunda vitória na chave A, sem terem perdido nenhum set até aqui.

As bicampeãs brasileiras decidem o primeiro lugar na próxima quinta-feira (11.08), contra as polonesas Kolosinska/Brzostek, às 10h. As rivais também possuem quatro pontos. Uma vitória simples garante o primeiro lugar da chave, tendo como adversário nas oitavas de final um dos terceiros colocados.

Somando o torneio anterior aos Jogos Olímpicos, o Major Series de Gstaad, Larissa e Talita já estão invictas há nove jogos. As brasileiras dominaram as americanas desde o inicio do duelo, superando as adversárias em todas as estatísticas. Destaque para os cinco pontos de bloqueio de Talita e os nove contra-ataques gerados por defesas de Larissa, que também anotou um ace.

Larissa comentou que, apesar da classificação antecipada, o confronto contra as polonesas deve ser encarado como mais uma decisão.
 
"Colocamos na cabeça que vamos fazer sete finais, já fizemos duas, agora é se preparar para mais cinco aí pela frente. Queremos ganhar todas as partidas, independente de classificação. Na Olimpíada, leão vira gatinho, gatinho vira leão, tem de ter foco total no próximo adversário. Estamos bem focadas, buscando o melhor em cada jogo", comentou Larissa.
 
Talita também garantiu que a dupla está muito concentrada para o próximo desafio.
 
"Temos de jogar 200% porque todo jogo para a gente é uma final. Temos agora uma partida difícil contra a Polônia, e é nesta partida que vamos pensar agora. Sempre buscamos fazer o melhor, e isso pode significar um jogo de placar mais aberto, como foi hoje contra as americanas, mas todos os confrontos são difíceis. E temos de aproveitar o espírito do Rio, aqui tem uma coisa mágica, que é o povo brasileiro", disse Talita.  

O Jogo
O Brasil começou anotando dois pontos seguidos, mas em erro de ataque de Talita, as norte-americanas viraram o placar. Talita começou a brilhar no bloqueio, ajudando a abrir 7 a 3 no placar. Em ace de Larissa, a vantagem aumento para 12 a 8.

Os times foram mantendo suas viradas de bola, mas Brasil sempre manteve uma vantagem confortável de ao menos dois pontos. Em contra-ataque, Talita encaminhou a vitória fazendo 19 a 14. A própria sul-mato-grossense encerrou o set com diagonal potente: 21 a 16.

O ritmo intenso das brasileiras continuou na segunda etapa. Larissa anotou ponto em contra-ataque abrindo 5 a 2 logo de cara. A própria Larissa daria ponto final em lindo rally, após incríveis defesas dos dois lados, aumentando a vantagem para quatro pontos.

Tranquilas no jogo, as brasileiras foram alternando diagonais fortes e largadas, dificultando o sistema defensivo dos EUA. Em ataque para fora de Sweat, as brasileiras fecharam a segunda parcial em 21 a 13 e o jogo em 2 sets a 0.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro