No Rio de Janeiro (RJ) - 10.08.2016

Pedro Solberg e Evandro terão uma ‘final’ ainda na primeira fase dos Jogos Olímpicos do Rio de janeiro. Os cariocas encaram os letões Samoilovs e Smedins nesta quinta-feira (11.08), às 17h30 (de Brasília), na Arena de Vôlei de Praia, em Copacabana. Com dois resultados negativos, apenas a vitória interessa para os brasileiros seguirem na disputa.

A parceria comandada pelos técnicos Renato França e Ednílson Costa está em último na chave D, com dois pontos - cada derrota vale um ponto. Se vencerem, empatariam com os letões em número de pontos. Outro bom resultado para os brasileiros é a vitória dos cubanos Diaz e Gonzalez sobre os canadenses Schalk e Saxton, que também ficariam com quatro pontos.

VEJA O PERFIL DE PEDRO E EVANDRO NO HOTSITE OLÍMPICO

Pedro e Evandro enfrentaram Samoilovs e Smedins apenas uma vez na carreira, e venceram. O triunfo no tie-break aconteceu na fase de grupos do último torneio dos brasileiros antes dos Jogos Olímpicos, quando terminaram com o ouro (Major de Gsaad). 

Samoilovs e Smedins se uniram no final de 2012 e passaram a formar uma das duplas mais fortes do mundo. Foram bicampeões do Circuito Mundial nas temporadas 2013 e 2014. Conquistaram a vaga ao Rio-2016 pelo ranking olímpico, terminando em 8°. 

Samoilovs jogou as Olimpíadas de Pequim-2008 ao lado de Plavins, sendo eliminado nas oitavas de final. Quatro anos depois, nos Jogos de Londres-2012, novamente caiu nas oitavas de final, desta vez jogando com Sorokins. O parceiro Smedins disputou apenas os Jogos de Londres, terminando com a medalha de bronze ao lado de Plavins.

Rio 2016
No torneio do vôlei de praia dos Jogos, cada vitória na fase de grupos vale dois pontos, enquanto a derrota rende um ponto. Os primeiros e segundos colocados de cada grupo vão às oitavas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados. Os outros quatro terceiros colocados disputam uma rodada chamada ‘lucky loser’, com os vencedores avançando às oitavas, completando as 16 equipes.

VEJA AS GALERIAS DE FOTOS

O Brasil é o país com mais medalhas no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos. Desde Atlanta-1996, ao menos uma medalha é conquistada por edição por nossos representantes. São 11 no total, sendo duas de ouro, seis de prata e três de bronze. 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro