A seleção brasileira feminina de vôlei e a Rússia farão um duelo de invictos pelos Jogos Olímpicos do Rio. Neste domingo (14.08), as brasileiras enfrentarão as russas, às 22h35, em busca do primeiro lugar no grupo A, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A equipe do treinador José Roberto Guimarães ainda não perdeu sets na competição ao vencer Camarões, Argentina, Japão e Coréia do Sul. 

O Brasil lidera o grupo A, com 12 pontos (quatro vitórias). A Rússia aparece em segundo lugar com a mesma campanha das brasileiras, mas com um pior saldo de sets. A Coréia do Sul está na terceira posição, com seis pontos (dois resultados positivos e dois negativos). 

No grupo B, a liderança é dos Estados Unidos, com 11 pontos (quatro vitórias). A Sérvia aparece em segundo lugar, com nove pontos (três resultados positivos e um negativo), seguida pela Holanda, com a mesma campanha das sérvias, mas com um pior saldo de sets e a China, com sete pontos (duas vitórias e duas derrotas).  

As quatro melhores seleções de cada grupo avançarão para as quartas de final. A primeira de um enfrentará a quarta colocada do outro. Os segundos e terceiros passarão por sorteio para a definição dos confrontos. 

O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise sobre a Rússia e chamou a atenção para duas atacantes da equipe europeia. 

“Contra a Rússia vamos enfrentar duas atacantes excepcionais que são a Kosheleva e a Goncharova. A marcação para elas tem que ser diferente. Vamos mudar completamente a situação de bloqueio e defesa. O primeiro lugar é importante e precisamos buscar evolução a cada jogo”, explicou José Roberto Guimarães. 

A ponteira Natália falou da expectativa para o duelo deste domingo contra a Rússia. 

“Temos que entrar em quadra e fazer o nosso voleibol. É uma partida muito importante e vale o primeiro lugar na fazer de classificação. Esse duelo vai decidir qual equipe vamos encontrar nas quartas de final. Temos tudo para fazer um bom jogo e vamos com tudo em busca dessa vitória”, disse Natália. 

Retrospecto 

Brasil e Rússia já se enfrentaram seis vezes nos Jogos Olímpicos, com quatro vitórias das brasileiras e duas das russas. As equipes se enfrentaram pela última vez na fase final do Grand Prix deste ano e, na ocasião, o Brasil levou a melhor por 3 sets a 0. 

A seleção brasileira feminina de vôlei tem dois títulos olímpicos (Pequim/2008 e Londres/2012) e duas medalhas de bronze (Atlanta/1996 e Sydney/00).

Partidas do Brasil na fase classificatória dos Jogos Olímpicos do Rio

06.08 - Brasil 3 x 0 Camarões (25/14, 25/21 e 25/13)
08.08 – Brasil 3 x 0 Argentina (25/16, 25/19 e 25/11)
10.08 – Brasil 3 x 0 Japão (25/18, 25/18 e 25/22) 
12.08 – Brasil 3 x 0 Coreia do Sul (25/17, 25/13 e 27/25)
 
14.08 - Brasil x Rússia às 22h35

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro