No Rio de Janeiro (RJ) – 13.08.2016

Classificadas às quartas de final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, as duas duplas brasileiras do naipe feminino voltam à quadra neste domingo (14.08). Ágatha e Bárbara Seixas encaram as russas Ukolova e Birlova, às 23h. Já Larissa e Talita enfrentam as suíças Heidrich e Zumkher, às 17h.

Ágatha e Bábara Seixas voltam às areias de Copacabana para enfrentarem as russas Ukulova e Birlova. Esta será a primeira parceria que tem um retrospecto favorável diante da dupla verde e amarela: em três jogos, foram dois triunfos das russas e um de Ágatha e Bárbara, que venceram o último encontro.

Larissa e Talita jogam contra as suíças Heidrich e Zumkehr, que surpreenderam e eliminaram as holandesas Meppelink e Van Iersel. As brasileiras nunca foram derrotadas pelas europeias em três confrontos até aqui. Nos Jogos do Rio, Larissa e Talita somam quatro vitórias e nenhum set perdido.

Do outro lado da chave, se Ágatha e Bárbara avançaram direto para as oitavas de final, a vida das rivais foi bem mais difícil. Após o terceiro lugar no grupo A, elas passaram pela repescagem com vitória por 2 a 1 sobre as tchecas Hermannova e Slukova.

A classificação das russas para os Jogos Olímpicos também foi suada. Elas ficaram de fora pelo ranking olímpico e só carimbaram o passaporte após vencerem a Repescagem Mundial, para a qual acabaram convidadas por ter sido realizada em seu país.

VEJA AS GALERIAS DE FOTOS

Heidrich e Zumkehr venceram dois jogos e perderam um na fase de grupos, avançando em segundo na chave E. Elas conquistaram a vaga aos Jogos pelo ranking olímpico da Federação Internacional, terminando na 14ª posição.

A partir das oitavas de final, todos os jogos do torneio são eliminatórios. O vencedor do duelo encara nas quartas de final o time que se classificar no confronto entre os italianos Nicolai/Lupo e Carambula/Ranghieri. Os cariocas só poderão cruzar com Alison e Bruno Schmidt em uma eventual disputa de medalha por ouro ou bronze.

O Brasil é o país com mais medalhas no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos. Desde Atlanta-1996, ao menos uma medalha é conquistada por edição por nossos representantes. São 11 no total, sendo duas de ouro, seis de prata e três de bronze.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro