No Rio de Janeiro (RJ) - 17.08.2016

Larissa e Talita terminaram na quarta colocação do torneio feminino de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A dupla brasileira lutou, mas acabou superada pelas norte-americanas Kerri Walsh e April Ross por 2 sets a 1 (21/17, 17/21, 9/15), em 54 minutos. 

A partida pelo bronze ocorreu na Arena de Vôlei de Praia, em Copacabana, na noite desta quarta-feira (17.08). A parceria brasileira teve uma campanha com cinco vitórias e duas derrotas nos Jogos Olímpicos. Foi a terceira participação de Larissa e Talita no torneio, a primeira juntas. Larissa possui um bronze em Londres-2012, com Juliana.

O time brasileiro começou bem no duelo, quebrando o passe das norte-americanas, sacando muito bem e virando os ataques. No segundo set, Walsh e Ross reagiram, viraram e chegaram embaladas no tie-break, ficando com a terceira colocação.

VEJA A GALERIAS DE FOTOS DA PARTIDA

Kerri Walsh torna-se a maior medalhista da história do vôlei de praia. Ela estava empatada com Misty-May, sua ex-parceira, com quem havia conquistado três ouros consecutivos: em Atenas, Pequim e Londres. April Ross, prata em Londres, perdendo justamente para Walsh, conquista sua segunda medalha na carreira.

Larissa lamentou deixar a disputa sem a medalha, mas elogiou a torcida e a experiência de jogar em casa.

"Não foi o resultado que gostaríamos, queríamos uma medalha. Estávamos em uma situação confortável, mas depois o jogo mudou. É preciso estar focada o jogo inteiro. Mas estou feliz por ter disputado esta edição dos Jogos Olímpicos em casa, a torcida estava linda, fica um sentimento de gratidão por tudo que passamos nesses dias", disse Larissa.

Talita comentou sobre a disputa e disse que sai com a noção de ter se dedicado 100%.

"Elas tiveram méritos, conseguiram voltar para o jogo e reverter o placar após o primeiro set. Cometemos erros e, em um jogo de alto nível, é o preço que se paga. É bom sair de uma disputa com a consciência de que tentou o melhor, e eu tentei. Era um momento especial, o povo brasileiro fez uma festa linda, lamento sair sem a medalha", disse a bloqueadora. 

O Jogo
As brasileiras começaram bem, anotando 2 a 0 em ace de Larissa. As norte-americanas cresceram e viraram o placar para 5 a 4 em contra-ataque de Walsh. Os times foram trocando pontos, com as brasileiras melhores no saque, mas em dificuldades na rede com boa marcação de Walsh. Na parada técnica as brasileiras venciam por 11 a 10. 

As brasileiras abriram novamente dois pontos com Talita inspirada no ataque, recebendo a maioria dos saques adversários. Em erro de Walsh, a vantagem subiu: 15 a 12 para as brasileiras. A tricampeã olímpica sentiu e errou mais duas jogadas seguidas. 

Virando bolas, as bicampeãs brasileiras chegaram a seis pontos de vantagem, 19 a 13, em saque para fora de Walsh. As norte-americanas embalaram e tiraram três pontos, mas Larissa, com uma largada curta, chegou ao ponto do set. Walsh salvou a primeira, mas na segunda chance, Talita atacou bola na paralela e fechou em 21 a 17.

O segundo set começou com as brasileiras novamente sacando em Walsh, que demonstrava dificuldade na recepção. Em erro da norte-americana, Larissa conseguiu dois pontos de vantagem: 5 a 3. Sem dificuldades na virada de bola, as brasileiras abriram 11 a 8 em novo erro de recepção das adversárias. Na parada técnica o Brasil tinha 12 a 9 no placar.

Em grande rally finalizado pelas americanas, o placar ficou empatado. Na jogada seguinte, ataque para fora de Talita e as brasileiras pararam o jogo: 15 a 14 para os EUA. No retorno, mais dois pontos seguidos das adversárias, abrindo 17 a 14. As brasileiras melhoraram no final do set, mas April fechou a segunda parcial com potente ataque pelo meio: 21 a 17.

As brasileiras começaram o tie-break com vantagem mínima de um ponto. Em uma intensa disputa na rede, Walsh conseguiu bom ponto de contra-ataque e as norte-americanas viraram o placar, e em seguida abriram dois pontos. Um bloqueio de Walsh sobre Talita complicou o lado brasileiro, abrindo 11 a 8 e baixando a confiança das brasileiras.

Em grande contra-ataque de Ross, após boas defesas, o placar mostrava 13 a 9. Em dois bloqueios seguidos de Walsh, o time norte-americano anotou 15 a 9 e encerrou o duelo por 2 sets a 1, em partida disputada ponto a ponto.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro