Tudo pronto para a comemoração da conquista do tricampeonato olímpico da seleção brasileira masculina de vôlei. A equipe do treinador Bernardinho fará a primeira partida do Desafio de Ouro contra Portugal às 16h deste sábado (03.09), no Estádio Atlético Paranaense, em Curitiba (PR). Brasileiros e portugueses terão casa cheia no jogo comemorativo. Até o momento 31.400 ingressos já foram vendidos para a partida na cidade curitibana. O SporTV transmitirá ao vivo. 

O segundo jogo do Desafio de Ouro será realizado no estádio Mané Garrincha às 10h deste domingo (04.09), em Brasília (DF), também com transmissão ao vivo do SporTV e, desta vez, também da TV Globo. 

O Desafio de Ouro será a última chance de os brasileiros assistirem de perto o líbero Serginho, dono de dois ouros e duas pratas olímpicas, com a camisa da equipe do Brasil. O líbero, eleito o melhor jogador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, anunciou sua despedida da seleção após a final olímpica, disputada no dia 21 de agosto, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.  

Os 12 jogadores campeões olímpicos no Rio e o treinador Bernardinho participarão do Desafio de Ouro. Entre os destaques da equipe brasileira está o ponteiro Lipe, que é natural de Curitiba. O atacante que foi responsável por fazer o ponto de bloqueio que selou a conquista do Brasil espera viver momentos de muita emoção neste sábado. 

“Essa homenagem pela conquista do tricampeonato olímpico me deixa feliz e é ainda mais especial por ser na minha cidade e em um estádio de futebol. Já soube que o estádio estará cheio, o que é incrível, então estou com a melhor expectativa possível. O ouro olímpico ainda não cabe em nós. Esse é um evento mais que especial e acredito que será muito emocionante para todos”, disse Lipe. 

O tricampeonato olímpico 

Barcelona 1992

Com uma equipe jovem comandada pelo treinador José Roberto Guimarães, o Brasil teve uma campanha irretocável no torneio masculino, perdeu apenas três sets, e, na decisão, no dia 9 de agosto de 1992, superou a Holanda por 3 sets a 0 para conquistar a primeira medalha de ouro olímpica da história do voleibol brasileiro. 

O ponto que definiu a conquista do título olímpico veio com um saque potente do oposto Marcelo Negrão que não deu chance de defesa para os holandeses e marcou o título da geração de ouro do voleibol brasileiro. 

A equipe brasileira foi formada por Maurício, Talmo, Marcelo Negrão, Janelson, Jorge Edson, Tande, Giovane, Paulão, Pampa, Carlão (capitão), Douglas Chiarotti e Amauri.

Atenas 2004 

Os Jogos Olímpicos de Atenas consagraram a era Bernardinho. Com a vitória sobre a Itália na decisão por 3 sets a 1, no dia 29 de agosto de 2004, o Brasil venceu naquele ciclo olímpico os principais torneios do mundo; além das Olimpíadas, o Mundial, a Copa do Mundo e a Liga Mundial. Naquela conquista, o levantador Maurício e o ponteiro Giovane se sagraram os primeiros bicampeões olímpicos do voleibol brasileiro. 

O time brasileiro foi composto por Ricardinho, Maurício, André Nascimento, Anderson, Giba, Nalbert, Giovane, Dante, André Heller, Rodrigão, Gustavo e Serginho. 

Rio 2016 

Na quarta final consecutiva de Jogos Olímpicos, o Brasil conquistou a quarta medalha, desta vez, de ouro e em casa, na primeira edição do campeonato mais importante do calendário esportivo em solo brasileiro. A equipe dirigida pelo técnico Bernardinho se tornou tricampeã olímpica ao bater a Itália no dia 21 de agosto na por 3 sets a 0, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

O Brasil teve quatro representantes na seleção dos Jogos Olímpicos. O levantador Bruninho foi eleito o melhor da sua posição, Wallace foi o melhor oposto, Lucarelli, o melhor ponteiro e Serginho foi eleito o melhor líbero e o melhor jogador da competição. Além do melhor oposto, Wallace foi o maior pontuador da decisão, com 20 acertos. 

A equipe brasileira foi formada por Bruninho, William, Wallace, Evandro, Lipe, Lucarelli, Douglas Souza e Maurício Borges, Éder, Maurício Souza, Lucão e Serginho.

VEJA COMO COMPRAR SEU INGRESSO PARA O DESAFIO DE OURO EM http://2016.cbv.com.br/desafio-de-ouro-2016.html
O Desafio de Ouro é uma realização da CBV com apoio da Federação Paranaense de Voleibol, da Federação do Distrito Federal de Voleibol e do Clube Atlético Paranaense.

DESAFIO DE OURO 

03/09 - Brasil x Portugal, no Estádio Atlético Paranaense, em Curitiba (PR), às 16h (SporTV) 
04/09 - Brasil x Portugal, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), às 10h (SporTV) 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro