Confederação Brasileira de Voleibol


Vôlei de Praia nos Jogos Rio 2016


Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro representarão a sexta edição consecutiva em que o vôlei de praia figura no programa esportivo. O formato permanece o mesmo das edições anteriores, com 24 duplas em cada naipe. O Brasil é o país com mais medalhas, 11 no total, sendo duas de ouro, seis de prata e três de bronze. Os EUA aparecem em seguida, com nove medalhas.

As 24 duplas de cada naipe são divididas em seis grupos com quatro times que se enfrentam entre si pela fase de grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam direto às oitavas de final.

Os outros quatro terceiros colocados dos grupos disputam dois jogos da rodada de lucky loser, com os dois vencedores completando a lista de 16 duplas classificadas às oitavas de final. A partir deste ponto, a fase final será conduzida de acordo com o formato de eliminação simples.

As oito equipes vencedoras nas oitavas avançam às quartas de final, e as quatro equipes vencedoras nas quartas de final qualificam-se às semifinais. Os dois vencedores das semifinais jogam em busca da medalha de ouro, e os perdedores disputam o bronze.

O local de competição será a Praia de Copacabana, palco histórico do vôlei de praia, que já recebeu edições do Campeonato Mundial e do Circuito Mundial. A arena de estrutura temporária montada na altura da Avenida Princesa Isabel (Posto 2) terá capacidade para 12 mil espectadores com uma quadra central para jogos, cinco para treinos e duas para aquecimento.

Alison e Bruno Schmidt


Nome: Alison Conte Cerutti Cidade: Vitória (ES)
Nascimento: 07/12/85
Altura: 2,03m
Peso: 102kg

Nome: Bruno Oscar Schmidt
Cidade: Brasília (DF)
Nascimento: 06/10/86
Altura: 1,85m
Peso: 85kg

Alison e Bruno se juntaram no começo do ano de 2014. O capixaba encerrava um ciclo com Emanuel e desejava voltar a morar em Vitória. O convite para formar dupla foi feito a Bruno Schmidt, que vinha jogando ao lado de Pedro Solberg e se destacava nos circuitos nacional e internacional. Bruno, que morou boa parte da vida em Vila Velha, gostou da ideia e ambos foram treinar ‘em casa’, sob comando do técnico Leandro Brachola.

Os dois chegaram a jogar juntos em 2005 e 2006, quando ainda iniciavam nas areias do Espírito Santo. O primeiro título veio em Maceió (AL), durante uma etapa do Circuito Brasileiro 2013/2014. Na temporada 2014/2015, acabaram jogando poucas etapas juntos, já que Alison teve que operar o joelho. Bruno jogou temporariamente com Luciano, mas aguardando pela volta do parceiro para retomar a dupla. Perto do retorno, outro baque. Mamute sofreu com uma apendicite e adiou o retorno às areias.

A volta do time, porém, foi triunfal. Conquistaram o bicampeonato do SuperPraia e embalaram no Circuito Mundial 2015. Foram campeões do principal evento do ano, a Copa do Mundo, na Holanda, e das etapas da Suíça, Japão, EUA, Polônia e EUA (World Tour Finals), garantindo a vaga aos Jogos Olímpicos pelos critérios da corrida olímpica brasileira, sendo a dupla com mais pontos nas etapas mais importantes do calendário internacional.

Bruno Schmidt foi o melhor jogador da temporada, e Alison o melhor bloqueio. Conquistaram também o Circuito Brasileiro 15/16, vencendo as etapas de Curitiba (PR), Natal (RN) e Fortaleza (CE), além do tri do SuperPraia. Ao todo já somam 17 títulos entre etapas nacionais e internacionais em cerca de dois anos e meio de parceria. A Rio 2016 será a segunda participação olímpica de Alison e primeira de Bruno Schmidt.

Principais conquistas da dupla:
» Campeões do Campeonato Mundial de 2015 (Holanda)
» Campeões do Circuito Banco do Brasil 2015/2016
» Campeões da etapa de Vitória (Brasil) e Porec (Croácia) do Circuito Mundial 2016; Vice-campeões dos Grand Slams de Moscou (Rússia) e Olsztyn (Polônia)
» Campeões do World Tour Finals 2015 (EUA)
» Campeões das etapas de Gstaad (Suíça), Yokohama (Japão), Long Beach (EUA) e Olsztyn (Polônia) do Circuito Mundial 2015
» Campeões das etapas de Curitiba (PR), Natal (RN) e Fortaleza (CE); Vice-campeões da etapa de Brasília (DF) e Bronze das etapas de Bauru (SP) e Niterói (RJ) do Circuito Brasileiro 2015/2016
» Tricampeões do SuperPraia 2014 (Salvador), 2015 (Maceió) e 2016 (João Pessoa)
» Campeões da etapa de Niterói (RJ) do Circuito Banco do Brasil 2014/2015; terceiros colocados da etapa de Campinas (SP)
» Campeões da etapa de Klagenfurt (Áustria), vice-campeões das etapas de Fuzhou (China) e Gstaad (Suíça); terceiros colocados no Grand Slam de Berlim (Alemanha) do Circuito Mundial 2014